terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cometa 103P/Hartley

Fazia já um ano e meio que não montava o telescópio. A ultima vez foi na Starparty Galactica em Montargil. Bastou haver um cometa no céu e fazer dois telefonemas para uns amigos, para nos juntarmos novamente.
O objectivo era ver o cometa 103P/Hartley. Descoberto por Malcom Hartley em 1986, possui uma órbita periódica de 6,46 anos e apesar de não ser um cometa grande, possui um diâmetro aproximado de 1,2 a 1,6 Km. No próximo dia 4 de Novembro, será alvo de uma passagem próxima da sonda Deep Impact que passará apenas a 700km de distância para uma observação mais detalhada.
No céu nocturno e aproveitando as noites limpas, é fácil de localizar. Olhe para NE e localize as constelações de Perseu e Auriga. Perto de Capella, a estrela mais brilhante de Auriga, poderá facilmente visualizar a partir de um local escuro e com uns binóculos este pequeno cometa sem cauda aparente. Dia 22 deste mês é o dia da sua maior aproximação ao nosso planeta. Veja aqui qual o seu trajecto no céu. Numa fotografia de longa exposição é notória a sua cor verde, gerada pela florescência de Cianogénio (C2N2) e Carbono diatómico (C2).
Pinhal do Rei, Marinha Grande

1 comentário:

Santiago disse...

Santiago Lamim- MG eu já localizei este cometa dia 28 de outubro com um binóculo, ele está com o brilho bastante fraco e realmente sem calda, mas da para ser observado principalmente em local escuro.