terça-feira, 6 de janeiro de 2009

2009 Ano Internacional da Astronomia

Comemora-se este ano, o Ano Internacional da Astronomia. Subordinada ao tema “Descobre o teu Universo”, a iniciativa decorre durante todo o ano em Portugal e no mundo inteiro. Fruto de uma incrível colaboração entre 135 países, que formam a maior rede mundial de astronomia, o projecto “The Universe, yours to Discover” promete aproximar o Universo da Terra. Eventos e actividades vão ter lugar durante os próximos 365 dias, e ainda depois disso, a nível mundial, nacional, regional e local, num espectáculo de proporções cósmicas.
Em Portugal, a organização do AIA2009 está a cargo da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) que nomeou uma Comissão Nacional para coordenar as diferentes actividades que vão decorrer no país. Entre observações e exposições, vão acontecer em Portugal milhares de eventos, anunciados em vários websites nacionais e também no site internacional oficial do AIA 2009 (www.astronomy2009.org), que disponibiliza uma lista de projectos globais (in Sociedade Portuguesa de Astronomia).
Por isso, aproveite as noites limpas, vá até lá fora e olhe para o céu estrelado. Junte amigos, familiares, procure, pergunte, comente mas vá até lá fora e aperceba-se da beleza do céu nocturno, da nossa dimensão e do quão preciosa é a nossa "casa".
Céus estrelados para todos
.

Sem comentários: